CORAL UFJF

Juiz de Fora MG
Maestrina Hellem Pimentel

O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora é composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF ativos ou já aposentados, contando também com a contribuição de membros da comunidade não-acadêmica. Vem atuando no âmbito local, nacional e internacional durante todos esses anos, tendo recebido diversas premiações dentro e fora do país. Possui três CDs gravados: “À moda da casa”, gravado em 2001, exclusivamente com repertório de músicos populares juiz-foranos; “Tear”, gravado em 2004, com repertório diversificado; e o seu mais recente trabalho “Cantorias”, de 2014, também com repertório variado.

Buscando a interdisciplinaridade, trabalha com outras linguagens artísticas além da música, como a arte cênica e a dança, efetivando a comunicação com o público.

No ano de 2016 o Coral da UFJF comemorou 50 anos de atividades ininterruptas com o belíssimo musical “Brasis em Cena - Paisagens”, apresentado no palco do Cine Teatro Central, com direção musical de Hellem Pimentel, direção cênica de Marcos Marinho e cenário e figurino de Fernada Cruzick.

O Coral é regido pela maestrina Hellem Pimentel, docente do Departamento de Música da UFJF, e tem como regente auxiliar a monitora e soprano Mila Aguiar.

Hellem Pimentel é professora do Departamento de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, assumindo a regência do Coral da UFJF em 2016. Doutoranda em música pela UNICAMP, realizou o mestrado em Música na UFMG e a graduação em Licenciatura em Música na UFES, possuindo também formação na área canto, regência e piano. Como maestrina, já esteve à frente de diversos corais, como: Coro Jovem da Faculdade de Música do ES (FAMES), Coral da Justiça Federal do ES, Coral Jovem Vale Música, Coral Arte sem Limites – este formado por pessoas com deficiência – entre vários outros. Atuou na direção musical e artística dos espetáculos montados pelos grupos, escrevendo arranjos exclusivos. Também atua como cantora e pianista, apresentando-se com artistas renomados, como Milton Nascimento, Roberto Menescal e Ivan Lins.

Festcoros 2015 - Todos os direitos reservados