Organização

O Festcoros tem a direção artística do maestro Domício Procópio e é organizado pela Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora, presidida pela professora Cirinéia Xavier. A Associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objeto social a promoção e difusão da arte e da cultura, por meio do estímulo à prática do canto coral. Desde 1995, quando foi criada, é uma das mais atuantes entidades de promoção cultural da cidade, desenvolvendo uma série de projetos de grande interesse artístico e sócio-cultural para a comunidade.

Além do Festcoros, a Associação promove o Encontro de Corais de Juiz de Fora, em comemoração ao aniversário da cidade e o Encontro Natalino de Corais. Realiza, ainda, o projeto Música nos Bairros que leva arte, gratuitamente, à população de diversos bairros de Juiz de Fora. A Associação já representou a cidade em vários eventos artísticos realizados em todo o Brasil – Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e Minas Gerais – e também no mundo – Argentina, Paraguai, Peru e Itália. É mantenedora do Coro Municipal Juiz de Fora e do grupo masculino Vox Uomini.

O diretor do Festival, maestro Domício Procópio, é formado em Regência, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em música coral e em Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua atuação cultural é intensa. Em Juiz de Fora, foi regente do Coral Pró-Música, professor de violino e viola, e um dos fundadores e regentes do Coral Sesiminas, que sob a sua direção participou de eventos internacionais importantes entre eles o 5º Festival Internazionale dei Cori, na Itália e o 5th Cork International Choral Festival e 40th International Trophy Competition, na Irlanda.

A partir de 1995 assume a regência do Coro Municipal Juiz de Fora, que conta, em seu histórico, com mais de 500 apresentações no Brasil e no mundo. É professor no curso de Produção Cênica da Faculdade Machado Sobrinho.

Em reconhecimento ao seu trabalho cultural, recebeu, em 1995, na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o diploma “Amigo do Canto Coral”. Já em 2007, foi agraciado com a comenda Henrique Halfeld, maior honraria do município de Juiz de Fora.

Festcoros 2015 - Todos os direitos reservados