CAMERATA SAN ANDRÉS
Paraguai
Maestro César Arzamendia
A Camerata San Andrés foi criada para as solenidades da Páscoa de 2015, a fim de acompanhar a liturgia em sua máxima expressão musical, e culminando com um grande concerto no domingo de Páscoa daquele ano. Desde então vem se apresentando em diferentes concertos e palcos dentro do território paraguaio e das três fronteiras; quer como um grupo de câmara instrumental, como também acompanhando diferentes grupos e massas corais.A Camerata San Andrés é integrada circunstancialmente por 12 a 20 membros, todos os jovens com idade entre 16 e 25 anos que foram escolhidos a partir de diferentes orquestras e coros de todo o país, formando assim um grupo e características independentes típico de uma montagem de câmera.
Seu repertório abrange obras de câmara de diferentes épocas e estilos (do barroco ao contemporâneo); também obras populares, pop lírico e algum tom folclórico.
O Maestro César Augusto Arzamendia, nascido em Buenos Aires Argentina, nacionalizou-se paraguaio, compositor, arranjador e professor de música. Iniciou seus estudos no Ateneu Paraguaio, Ciudad del Este – Paraguai e, mais tarde, realizou cursos de canto lírico, composição e direção coral, dentro e fora do país.
Atualmente é Diretor do Coral Municipal Cataratas e do Coral Infanto-Juvenil Santa Cecília de Puerto Iguazú (Argentina); da Orquestra e Orquestra Filarmônica Recierte do Município de Saltos del Guairá; e Santa Rita; e o renomado Coral Espiritu Santo (Paraguai).